Métodos de recuperação de custo
Nos simuladores “Simulador de Custos” e “Simulador de Custos Global” do BR One no lado direito do cabeçalho, é possível definir a prioridade das listas de preços que o BR One utilizará para buscar o custo dos componentes durante a simulação.
O add-on seguirá a ordem definida, caso o componente não possua custo na primeira lista, verificará a segunda, e assim sucessivamente até consultar as quatro listas configuradas, ou menos, já que o preenchimento das quatro não é obrigatório.
Se, ao final da busca, nenhum custo for encontrado, o componente será considerado com custo zero na simulação.
Cada método de busca de custo utiliza uma fonte de informação diferente, como documentos de compra, valores médios de estoque, listas de preços ou dados do cadastro do item.
A escolha do método impacta diretamente no resultado da simulação de custos, atualmente, os métodos disponíveis são:
Último preço analisado
Esta lista não é atualizada automaticamente por transações. Ela é recuperada e atualizada somente após a execução do relatório de Simulação de Avaliação de Estoque. O sistema utiliza o resultado dessa simulação (que pode ser baseada no custo médio ou em outras listas) para preencher os valores desta lista específica.
Custo médio
É calculado em tempo real a cada entrada de mercadoria. O sistema divide o valor total do estoque pela quantidade total acumulada para definir o custo unitário que será utilizado nas saídas de estoque.
Para os simuladores Simulador de Custos e Simulador de Custos Global, o parâmetro “Recuperar o custo médio” permite definir de qual depósito o custo médio será recuperado, podendo ser definido por:
Depósito padrão: Recupera custo médio do depósito padrão do item.
Depósito roteiro: Recupera o custo médio do depósito definido na linha do roteiro selecionado no simulador de custo.
Obs.: Para o simulado de custo global, é utilizado o roteiro padrão do item na definição dos custos.
Último preço de compra
O sistema utiliza automaticamente o valor mais recente registrado para o item em documentos de compra. É verificado os seguintes registros, considerando sempre a data e hora mais recentes:
Nota Fiscal de Entrada
Entrada de Mercadoria
Cadastro do Item
Caso o documento de compra tenha sido lançado em uma unidade de medida diferente da unidade de estoque do item, o BR One realiza a conversão automática do valor, garantindo que o custo utilizado na simulação esteja sempre correto.
Última cotação
Recupera o preço registrado no último documento de Cotação de Compra ou Oferta de Vendas emitido, servindo como referência histórica antes da efetivação da compra ou venda.
Lista de preços
Estas são listas definidas pelo usuário (ex: Lista de preços 01, Lista de Vendas). Elas podem recuperar custos de duas formas: manualmente, onde o usuário insere o valor, ou via fator de conversão, onde a lista é baseada em outra (como a de “Último preço de compra”) multiplicada por um percentual.