Configurações do Cadastro do Item

No cadastro do item são levados em considerações os campos abaixo para realização das recomendações do MRP.

Método de planejamento:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Dados de planejamento’, indica se o item será contabilizado nas execuções do MRP.

Ele possui duas opções:

  • MRP: Indica que o item será planejado e recomendado nas execuções do MRP.

  • Nenhum: Indica que o item não será planejado e recomendando nas execuções do MRP.

../../../_images/0117.png

Método de suprimento

Este parâmetro, localizado na aba ‘Dados de planejamento’, indica a forma que o MRP irá recomendar e suprir o item quando este for processado.

Ele possui duas opções: ‘Comprar’ e ‘Produzir’.

  • Comprar: Indica que o item será de compra.

  • Produzir: Indica que o item será de produção.

../../../_images/0215.png

Solicitar múltiplos de:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Dados de planejamento’ , indica o valor de multiplicidade que o campo ‘Qtd. Solicitada’ do MRP deve seguir.

Caso esteja em branco ou com o valor zero, a quantidade solicitada (através de um documento de compra ou de produção) daquele item não sofrerá mudança.

../../../_images/0315.png

Vejamos um exemplo do funcionamento deste parâmetro: o item Comp01_MRP possui no campo ‘Solicitar múltiplos de’ o valor 1.012 KG:

../../../_images/048.png

Foi adicionado um ‘Pedido de venda’ para o Comp01_MRP de 3.000 KG:

../../../_images/0510.png

Devido ao parâmetro, o MRP irá recomendar uma quantidade múltipla de 1.012 KG e que atenda a quantidade do ‘Pedido de venda’, ou seja, para o caso acima, a recomendação de compra deverá ser de 3.036 KG:

../../../_images/069.png

Quantidade mínima do pedido:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Dados de planejamento’ , indica o valor mínimo que o MRP irá recomendar para a compra do item.

Vejamos um exemplo do funcionamento deste parâmetro: o item Comp01_MRP possui no campo ‘Quantidade mínima do pedido’ o valor de 3.500 KG:

../../../_images/0711.png

Foi adicionado um Pedido de venda para o Comp01_MRP de 3.000 KG:

../../../_images/0812.png

Devido ao parâmetro, o MRP irá recomendar uma quantidade que atenda ao mínimo, isto é, que não seja menor que 3.500 KG:

../../../_images/098.png

Lote máximo:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Dados de planejamento’ fica disponível apenas para itens que possuam o ‘Método de suprimento’ configurado como ‘Comprar’, ele indica qual o valor máximo do lote que um item de compra deverá ter nas recomendações do MRP.

Vejamos um exemplo do funcionamento deste parâmetro: o item Comp01_MRP possui no campo ‘Quantidade mínima do pedido’ o valor de 1.000 KG:

../../../_images/1016.png

Foi adicionado um Pedido de venda para o Comp01_MRP de 3.000 KG:

../../../_images/117.png

Devido ao parâmetro, o MRP irá recomendar a quantidade de 3.000 KG em três linhas de 1.000 KG cada, desde que o parâmetro ‘Lote máximo’ da etapa 4 esteja marcado:

../../../_images/127.png

Leadtime:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Dados de planejamento’ , indica o tempo em dias úteis que um item de compra leva para ser adquirido e um item de produção leva para ser produzido.

../../../_images/138.png

Caso o valor do leadtime estiver em branco ou for zero, será considerado um dia.

Para itens de produção, faz-se necessário que o parâmetro ‘Considerar Lead Time fixo independente do calculado’, localizado nas Configurações de produção, aba ‘MRP’, esteja ativo.

../../../_images/148.png

Este parâmetro afeta diretamente a data de liberação recomendada pelo MRP para realizar a entrega do item no prazo estipulado no documento.

Vejamos um exemplo do funcionamento deste parâmetro onde o item Comp01_MRP possui um ‘Leadtime’ de 0 dias e um ‘Pedido de venda’ com entrega para o dia 20/01/2024.

../../../_images/156.png

A execução do MRP está ocorrendo no dia 18/01/2024, com isso o resultado será:

../../../_images/166.png

Nota-se que o MRP entende que o leadtime é de 1 dia (dia para entregar), entretanto o prazo para obter o mesmo é zero, com isso, ele recomenda que a data de liberação seja a mesma da data de vencimento, no nosso exemplo dia 19/01/2024.

Vejamos agora um exemplo do funcionamento deste parâmetro com o item Comp01_MRP possuindo um Leadtime’ de 2 dias e um ‘Pedido de venda’ com entrega para o dia 20/01/2024.

../../../_images/176.png

A execução do MRP está ocorrendo no dia 18/01/2024, com isso o resultado será:

../../../_images/186.png

Nota-se que o MRP entende que o leadtime é de 3 dia (1 dia para entregar e 2 dias da configuração), com isso, ele recomenda que a data de liberação seja no dia 17/01/2024, como a execução ocorreu no dia 18/01, ele traz a mensagem de exceção ‘Liberação no passado’, justamente para indicar que a liberação deste documento já deveria ter ocorrido.

Leadtime preferencial:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Dados de planejamento’ , indica qual será o tipo do leadtime utilizado preferencialmente para os itens.

No caso dos itens que possuírem método de suprimento comprar, o leadtime preferencial só poderá ter o valor ‘Fixo em dias’.

Já para itens com método de suprimento produzir, poderá ter o valor ‘Fixo em dias’ ou ‘Sequência de operações’.

../../../_images/195.png
  • ‘Fixo em dias’: utiliza o valor do parâmetro abordado no tópico anterior (Leadtime).

  • ‘Sequência de operações’: faz com que a sequência de operações do roteiro seja levada em consideração para o leadtime, isto é, o cálculo do prazo de produção será feito utilizando o tempo configurado na operação do roteiro do produto acabado.

Vejamos um exemplo do funcionamento deste parâmetro: o produto acabado PA02_MRP possui um roteiro com três operações.

  • A operação 10 leva 2 horas para finalizar;

  • A operação 20 leva 1 hora;

  • A operação 30 leva 30 minutos.

Com isso, as 3 operações totalizam 3 horas e meia para a produção de uma unidade do PA:

../../../_images/205.png

Considerando um calendário de produção de 8 horas, de segunda à sexta e o leadtime preferencial em ‘Sequência de operações’ , a recomendação do MRP para a produção de um PA011 será de um dia:

../../../_images/216.png

Se modificarmos o roteiro acima para que cada operação leve 8 horas, cada operação levará um dia inteiro de trabalho, logo, a recomendação do MRP terá um leadtime de 3 dias:

../../../_images/225.png

Depósito de componente:

Esta configuração fica disponível apenas para itens de produção que possuam seu Leadtime preferencia igual a ‘Sequência de operações’. É possível escolher entre duas opções:

../../../_images/234.png
  • Da linha da estrutura de produtos

  • Da linha do documento do item pai

Roteiro padrão

Para que os itens de produção (itens com método de suprimento produzir) sejam efetivamente processados pelo MRP, é necessário que o mesmo possua um roteiro padrão cadastrado, do contrário o erro abaixo ocorrerá e a linha processada aparecerá em vermelho:

../../../_images/244.png

Há dois modos para configurar um roteiro padrão.

O primeiro é através da tela ‘Cadastro do item’, na aba ‘Dados de planejamento’ e no campo ‘Roteiro padrão’:

../../../_images/254.png

O segundo modo é através da tela do ‘Roteiro’, onde há o flag ‘Roteiro padrão’, que quando marcado, indica que o roteiro em questão deve ser o roteiro padrão do PA:

../../../_images/264.png

Unidade de medida

Existem três tipos de unidades de medidas, a de Compra, a de Venda e a de Estoque, cada uma configurada individualmente e indicam a medida utilizada nos documentos relacionados.

  • Nome da UM de Compra:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Compra’, é utilizado para saber em qual unidade de compra será realizado o documento de ‘Solicitação de compra’ ou ‘Pedido de compra’, se não estiver preenchido ao gerar o documento, é exibido um erro.

../../../_images/274.png
  • Nome da UM de Venda:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Venda’, é utilizado para saber em qual unidade de venda será utilizado nos documentos de saída, exemplo o ‘Pedido de venda’, se não estiver preenchido ao gerar o documento, é exibido um erro.

../../../_images/284.png
  • Nome da UM de Estoque:

Este parâmetro, localizado na aba ‘Estoque’, é utilizado para saber em qual unidade de estoque será realizado o documento de ‘Ordem de produção’, se não estiver preenchido ao gerar o documento, é exibido um erro.

../../../_images/293.png

As UMs (Unidades de medidas) são utilizadas no cálculo do MRP, e sua configuração afeta diretamente no resultado das quantidades das sugestões e recomendações realizadas no MRP.