Entrada de PA
Ao realizar a entrada de Produto acabado (PA), algumas validações serão realizadas:
O campo “Custo unitário” não pode ser igual a zero. Caso seja, a seguinte mensagem será exibida:
BR One :: O custo unitário dever maior que zero.
A quantidade da entrada de PA deve ser menor ou igual a quantidade planejada da Ordem de produção (PA), caso contrário, exibirá a seguinte mensagem:
BR One :: Não é permitido apontar uma quantidade de produto acabado maior que a quantidade planejada na OP de retrabalho.
Caso a quantidade informada na tela de entrada de produto acabado (PA) seja menor que a quantidade planejada da Ordem de produção (OP) mas já existir entradas anteriores, o sistema validará sobre a quantidade restante:
BR One ::Não é possível adicionar a Entrada de PA, pois ultrapassa a Quantidade planejada da OP. Quantidade faltante: 1.
Caso a Ordem de produção (OP) não possua nenhum componente com baixa por explosão e o PA administrado por lote, exibirá a seguinte mensagem:
BR One :: Não é possível realizar uma Entrada de PA sem antes realizar uma Saída de Insumos ou um Apontamento de Produção para a OP.
Caso a Ordem de produção (OP) não possua nenhum componente com baixa por explosão e o PA não é administrado por lote, exibirá a seguinte mensagem:
BR One :: É necessário realizar pelo menos uma saída de insumos para essa OP antes de executar a reavaliação de estoque.
Entrada de PA para Item administrado por lote ou série
Ao clicar em Adicionar e com o parâmetro Obriga trocar os lotes/séries do produto retrabalhado desmarcada, e considerando que o Produto Acabado (PA) que está sendo trabalhado naquele momento é administrado por lote/série, será aberta a seguinte tela:
Lote
Série
Antes de abrir a tela de Entrada de mercadoria, as seguintes condições devem ser atendidas: A entrada de Produto acabado (PA) não seja do tipo refugo, o parâmetro Obriga trocar os lotes/séries do produto retrabalhado está marcado ou a resposta na tela anterior é Sim, o item é administrado por lote/série, e a soma das quantidades alocadas nas Ordens de produção (OPs) vinculadas é maior ou igual a quantidade na entrada de produto acabado (PA), e a quantidade da entrada de PA é menor que a soma dos lotes/séries disponíveis.
Lote
Série
Na tela BR One :: Seleção do nº de lote/série, deve ser escolhido o lote/série que será utilizado na saída de mercadorias que será criada ao inserir a Entrada de mercadoria. Esse lote/série escolhido será o lote/série entrado na entrada de PA da OP vinculada à OP de retrabalho.
Após selecionar o lote ou série, basta clicar em Adicionar na tela BR One :: Entrada de PA, que a tela Entrada de mercadoria será aberta:
Essa tela não poderá ser fechada ou cancelada antes de adicionar a entrada. Caso o usuário tente fechar ou cancelar, a seguinte mensagem será exibida:
BR One :: Não é possível fechar a tela sem inserir a entrada de mercadoria.
Ao clicar em Adicionar, a tela de definição de lotes/séries será aberta:
Nessa tela, será criado o lote/série que será utilizado na entrada de mercadoria. Caso a configuração de gerar lote/série automaticamente esteja ativa, basta clicar no botão Carregar lote para o lote/série ser carregado.
Após criar o lote/série, clique em OK e insira a Entrada de mercadoria.
Será criada uma Entrada de mercadoria com o item da Entrada de PA e, com esse mesmo item, será criada também uma Saída de mercadorias para os componentes com baixa por explosão e uma saída para o item pai da OP.
Entrada de PA para item não administrado por lote/série
Para item que não é administrado por lote/série, pode ser consultado o seu processo de entrada de PA diretamente no tópico de Transferência de estoque.
Se o usuário tentar fazer uma entrada de PA com quantidade maior que a planejada na OP, a seguinte mensagem será exibida:
BR One :: Não é permitido apontar uma quantidade de produto acabado maior que a quantidade planejada na OP de retrabalho.
Caso o usuário tente inserir uma entrada de PA sem realizar uma saída de insumos para a OP, a seguinte mensagem será exibida:
BR One :: É necessário realizar pelo menos uma saída de insumos para essa OP antes de executar a reavaliação de estoque.
Entrada de PA na OP de Retrabalho com quantidade sobressalente
Para realizar uma entrada de PA com uma quantidade sobressalente para uma OP de Retrabalho, o parâmetro % desvio da quantidade planejada da OP de retrabalho deve estar marcado e com um desvio configurado.
Com o parâmetro devidamente configurado, ao realizar a entrada de PA com as quantidades sobressalentes (desvio), o add-on irá realizar uma entrada de mercadoria para todas as quantidades que não foram planejadas na OP.
Exemplo:
Em uma OP, onde a quantidade planejada são 10 peças, e o parâmetro está configurado como 50%, é possível realizar uma entrada de 15 peças, onde 10 são planejadas, portanto, seguem o fluxo normal do BR One, e 5 peças são sobressalentes, onde o add-on irá gerar uma entrada de mercadoria para essa quantidade.
No exemplo da OP abaixo, foi feita uma entrada de PA de 15 peças, e o add-on teve justamente o comportamento indicado acima.
10 peças planejadas, geraram uma reavaliação de estoque (pois não houve troca de lote).
05 peças sobressalentes, geraram uma entrada de mercadoria.
Obs.: Não houve alteração no processo de saída de insumos, se a OP possui componentes com baixa por explosão, as entradas de quantidades sobressalentes irão abater a quantidade conforme configurado na OP, se os componentes são de baixa manual, a saída deve ocorrer manualmente.
Independentemente de quantas entradas sejam realizadas, o add-on irá identificar o que é quantidade sobressalente e irá realizar uma entrada de mercadoria para essa quantidade.
A fim de facilitar a identificação das entradas de PA de quantidade sobressalentes, todas as entradas de mercadoria, que forem provenientes do desvio configurado, terão uma mensagem específica no campo Observações, Observação do diário e estarão preenchidas como Não no campo Qtde. Planejada OP Retrabalho.
Entrada de PA na OP de Retrabalho sem componentes
Para realizar uma entrada de PA sem componentes para uma OP de Retrabalho, é necessário que o parâmetro Utilizar GGF arbitrado esteja ativo, e que os recursos tenham um tempo planejado na OP e um custo hora em seu cadastro.
Caso usuário tente adicionar uma OP de Retrabalho sem componentes e o recurso não possua cadastrado nenhum custo hora, o add-on irá retornar a seguinte mensagem:
BR One :: Insira um custo hora no recurso ou no grupo do recurso para continuar.
Caso usuário tente adicionar uma OP de Retrabalho sem componentes e o recurso não tenha tempo planejado, o add-on irá retornar a seguinte mensagem:
BR One :: A coluna ‘Tempo planejado’ da linha com custo hora deve ser maior que zero.
Caso usuário tente realizar a entrada de PA para OPs de retrabalho que não possuem componentes no grid, utilizando o add-on, e essa OP não possui tempo planejado, deve ser retornado a seguinte mensagem em vermelho no rodapé:
BR One :: Não é possível realizar a Entrada de PA na OP de Retrabalho, pois o GGF arbitrado não está ativo ou não há tempo planejado nos recursos da OP.’
Com todas as configurações corretas, a entrada de PA na OP de Retrabalho sem componentes, deve ser realizada normalmente,
Observa-se que o custo unitário do PA, será referente ao custo do GGF gerado na entrada.