Inicialização do Processo

Antes de iniciar o processo de importação, é necessário criar os pedidos de compra que serão utilizados. Uma vez concluída essa etapa, na tela de processo de importação, é possível importar os itens desejados dos pedidos de compra previamente criados através do botão Importar pedidos.

Após a importação dos pedidos, os itens selecionados serão exibidos na aba itens com suas demais informações. Antes de gerar a Invoice através do botão de Invoice, podem ser criados adiantamentos ao fornecedor e ao despachante através dos respectivos botões Adiantamento Fornecedor e Adiantamento Despachante.

Após a chegada da mercadoria no país de origem é feita a nacionalização dos itens no botão de N.F. Nacionalização por meio de uma Nota Fiscal de Entrada no SAP, após a nacionalização ter sido feita, caso a quantidade de transporte planejada não seja adequada para a entrega da mercadoria devem ser feitas as Notas Fiscais de Transporte para assegurar a legalidade do transporte desta mercadoria através do processo de N.F. Transporte.

Após a chegada de mercadoria na empresa, é necessário efetuar o seu recebimento para que a mercadoria agora seja contabilizada no estoque da empresa através do processo de Recebimento de Mercadoria.

Após o processo de recebimento, surgem as despesas de importação, que poderão ser adicionadas através do botão Despesas de importação, no qual irá agregar os custos com as despesas aos itens do processo, além de criar as contas a pagar, além disso é possível gerar Notas Fiscais Complementares das despesas criadas através do botão N.F. Complementar .

Além destas etapas, dentro do processo também há o momento do fechamento numerário junto ao despachante, é nesta etapa em que o despachante aduaneiro calcula e providencia o pagamento dos tributos e encargos incidentes sobre a importação, gerando as obrigações financeiras para a empresa.

No momento de finalização é feita a conciliação financeira de importação e o fechamento de importação, estes processos visam reconciliar e alinhar as transações financeiras relacionadas às importações realizadas com o recebimento dos itens da empresa importadora, variação cambial e itens não nacionalizados.