Make to Order
Para que seja possível trabalhar com o processo de Make-To-Order é necessário que o usuário tenha as permissões necessárias, segue abaixo:
Autorizações
A autorização Make-to-Order: Abrir OPs para PAs do pedido é referente ao menu Abrir OPs para PAs do pedido e bloqueia o processo para usuários sem permissão nessa autorização. Ao realizar o bloqueio, a seguinte mensagem é exibida:
BR One :: Usuário sem permissão para o processo de abrir OPs para PAs.
A autorização Make-to-Order: Abrir OPs para PAs e semi-acabados do pedido é referente ao menu Abrir OPs para PAs e semi-acabados do pedido e bloqueia o processo para usuários sem permissão nessa autorização. Ao realizar o bloqueio, a seguinte mensagem é exibida:
BR One :: Usuário sem permissão para o processo de abrir OPs para PAs e semi-acabados
A autorização Make-to-Order: OPs relacionadas é referente ao menu OPs relacionadas e bloqueia o processo para usuários sem permissão nessa autorização. Ao realizar o bloqueio, a seguinte mensagem é exibida:
BR One :: Usuário sem permissão para abrir a tela de OPs relacionadas.
Processo
O processo de Make-To-Order é uma funcionalidade que gera ordens de produção através do documento pedido de venda, para que isso ocorra é necessário que os itens possuam roteiro padrão definidos. No pedido de venda estão disponíveis três opções no menu de contexto, são elas:
Abrir OPs para PAs do pedido
Abrir OPs para PAs e semi-acabados do pedido
OPs relacionadas.
Para que estas opções apareçam no menu é necessário que o pedido de vendas esteja adicionado e/ou atualizado, exibindo o botão no modo ‘OK’. Caso o botão não esteja no modo ‘OK’ ao clicar em qualquer um dos menus, será exibida a seguinte mensagem de erro:
BR One :: Para realizar o processo o documento deve estar adicionado/atualizado.
O campo que mostra se existe roteiro padrão definido para o item é o campo ‘Roteiro padrão’ e pode ser localizado no caminho:
Estoque -> Cadastro do item -> Aba Dados de planejamento.
Mas se algum outro item no pedido de venda possuir roteiro padrão cadastrado, as OPs serão geradas normalmente para esses itens.
Para o mesmo pedido de venda n° 213, agora foi adicionado o item da linha 2 onde existe roteiro padrão vinculado. Ao clicar na opção ‘Abrir OPs para PAs do pedido’ novamente, o sistema vai identificar que o item da linha 2 possui roteiro padrão e vai gerar uma OP com a quantidade, depósito e data de entrega da linha do item. O item da linha 1 onde não possui roteiro será ignorado.
Caso no mesmo pedido de vendas exista mais de um item com roteiro padrão, uma ordem de produção será gerada para cada item que possui roteiro padrão. O sistema mostrará no log uma linha para cada item que teve a sua OP gerada, como na imagem abaixo:
BR One :: OP(s) para o item X com quantidade X gerada(s) com sucesso
É possível consultar as OPs que foram geradas acessando a opção ‘OPs relacionadas’ no menu de contexto. Um relatório será aberto em tela exibindo todas as OPs vinculadas ao pedido de venda que não foram canceladas.
E caso o pedido de vendas ainda não possua nenhuma OP vinculada, a mensagem abaixo será exibida:
BR One :: Não existem OPs para o pedido de venda n° x.
Quando o processo de gerar a ordem de produção por dentro do pedido de vendas é realizado, o sistema faz o vínculo entre esses documentos e pode ser visto dentro da OP acessando a aba Documentos -> Venda, conforme a imagem abaixo:
Como o vínculo entre OP e pedido é realizado através dos campos de vínculo tradicionais da OP, caso as informações sejam excluídas da ordem de produção, a ligação entre o pedido e OP também será perdida.
Caso a quantidade dentro do pedido de compras seja alterada, o usuário consegue na opção ‘Abrir OPs para PAs do pedido’ gerar uma nova OP com a diferença entre a quantidade original do pedido e a nova quantidade necessária. Acompanhe a simulação abaixo:
O pedido de vendas foi adicionado, onde a quantidade vendida inicialmente foi 3 e, após adicionado foi gerada a OP pelo processo Make to Order (acessando a opção ‘Abrir OPs para PAs do pedido’).
Desta forma a OP foi gerada com o campo ‘Quantidade planejada’ refletindo ao campo ‘Quantidade do pedido de venda’:
Porém, após a adição do pedido e geração da ordem de produção o cliente ligou novamente e informou que na realidade ele pediu quantidade errada, não era 3 bolos de chocolate e sim 5 bolos de chocolate.
Desta forma o usuário pode apenas alterar o campo ‘Quantidade’ do pedido de vendas e clicar novamente na opção ‘Abrir OPs para PAs do pedido’, o sistema vai identificar que já existe uma OP com quantidade igual a 3 vinculada e que a única quantidade faltante para atender ao pedido é 2, então vai gerar uma OP com quantidade planejada igual a 2.
Caso o usuário não queira duas OPs separadas para o mesmo pedido, é possível também alterar os campos ‘Quantidade planejada’ no cabeçalho da OP e o campo ‘Qtde. alocada’ na aba Documentos -> Vendas para 5 e atualizar a OP, mas isso só é possível caso a OP esteja com o status Planejada.
Quando já houver OPs geradas onde a quantidade alocada é igual ao campo quantidade do pedido de venda, ao tentar gerar novas OPs o sistema mostrará o erro abaixo:
Existe também a situação onde dentro do roteiro do item podemos encontrar um item semi-acabado, isso é, um item que é preciso ser produzido e estar pronto para que o Produto Acabado possa ser finalizado, no exemplo abaixo podemos ver que para finalizar a produção do item ‘Bolo de Chocolate’ será preciso consumir o item ‘Cobertura de chocolate’ pois ele faz parte do roteiro.
Caso o usuário use a opção ‘Abrir OPs para PAs do pedido’ será aberta uma ordem de produção mandando produzir apenas o item Bolo de chocolate, porém, o semi-acabado ‘Cobertura de chocolate’ também precisa ser produzido, pois ele faz parte do roteiro do Bolo de Chocolate.
Quando o item do pedido possuir mais de um nível de semi-acabado em seu roteiro e seja necessário a geração de todas as OPs para esse item (PA e semi-acabado), deve-se utilizar a opção ‘Abrir OPs para PAs e semi-acabados do pedido’, onde serão geradas as OPs de todos os subníveis do roteiro. Veremos o processo ao utilizar esta opção:
Pedido de venda adicionado, onde foi vendido 2 bolos de chocolate.
No roteiro deste bolo é possível notar que para produzir 1 bolo é necessário 1 cobertura de chocolate, então, para produzir os 2 bolos do pedido é necessário 2 coberturas de chocolate.
Então ao utilizar a opção ‘Abrir OPs para PAs e semi-acabados do pedido’ o sistema abrirá:
- 1 OP para o item Bolo de Chocolate com quantidade planejada 2 - 1 OP para o item Cobertura de Chocolate com quantidade planejada 2
No pedido de vendas ao consultar a opção ‘OPs relacionadas’ será mostrada apenas a OP para o item do pedido de vendas, e ao abrir esta OP e acessar a aba Documentos -> Compra/OP serão exibidas as OPs que foram criadas para atender a demanda dos semi-acabados.
Existe também um outro ponto importante em relação a Ordens de produção geradas a partir de pedido de venda.
Sabemos que no cadastro do item temos diferentes unidades de medida para Compra, Venda e Estoque, sendo assim, o processo do Make to Order também irá olhar se alguma conversão na unidade de medida será necessária, segue um exemplo abaixo:
Temos um pedido de vendas onde ao invés de o cliente comprar unidades de bolo, o cliente é um distribuidor e por isso comprou uma caixa de bolos:
Ao olhar dentro do ‘Grupo de UM’ vinculado ao item nota-se que a cada caixa contém 24 unidades. Então para atender ao pedido de vendas é necessário produzir 24 bolos.
Ao solicitar a criação das OPs para atender ao pedido, o Make to Order está preparado para realizar a conversão das unidades de medida, tanto para a criação da OP principal quanto OPs dos itens semi-acabados. Segue o comportamento do sistema nesta situação:
Nos campos “Projetos” e “Regra de distribuição” podemos selecionar para que o make to order gere com essas informações na OP:
Selecionando assim o que for solicitado:
Gerando um OP para o PA: